BIOGRAFIAS

  RESENHAS

   BOOK   REVIEWS    &     LITERATURE

EM BIOGRAFIAS, RESENHAS & LITERATURA, O INSTITUTO SAINT HILAIRE DA MANTIQUEIRA DISPONIBILIZA OBRAS QUE PODEM SER CONSULTADAS NA SEDE DA ENTIDADE EFETIVANDO-SE A COMBINAÇÃO DE HORÁRIO ANTECIPADAMENTE

TRÊS LIVROS DE PETER BURKE:

O POLÍMATA (The Polymath: A Cultural History From Leonardo da Vinci to Susan Sontag). De Peter Burke.
Mais AQUI.
IGNORÂNCIA: UMA HISTÓRIA GLOBAL. Vestígio Editora; 1ª edição (26 maio 2023). 467 páginas.
Veja análise AQUI.
Outras referências, AQUI.
UMA HISTÓRIA SOCIAL DO CONHECIMENTO. PETER BURKE. Editora Zahar; 1ª edição (29 abril 2003). 244 páginas.
Acesse o livro AQUI.

BIOGRAFIAS DA HISTÓRIA POLÍTICA E SEUS PERSONAGENS:

BIOGRAFIA DE SAMUEL WAINER, de Karla Monteiro

Samuel Wainer (1912-1980) foi dos maiores nomes da imprensa brasileira de todos os tempos. Fundador da cadeia de jornais Última Hora, transformou a indústria da notícia no país.

POLÍTICA SOCIAL DO GOVERNO ITAMAR FRANCO (1992 - 1994), de Denise Paiva

Nessa obra a autora reúne reflexões pessoais de quando atuou como assessora de Assuntos Sociais do presidente Itamar Franco (1992-1994). 

A REVOLUÇÃO FRANCESA E A VIDA DE JOSÉ BONIFÁCIO, de Gondin da Fonseca

Nesse livro, de 1968, Manoel José Gondin da Fonseca frisa a importância do Patriarca da Independência do Brasil – que assistiu a Revolução Francesa – para para  o futuro e a construção do espírito de nacionalidade no País. 

TRÊS BIOGRAFIAS NÃO CONVENCIONAIS:
A INVENÇÃO DA NATUREZA, de Andrea Wulf

A invenção da natureza revela a extraordinária vida do explorador, geógrafo e naturalista alemão Alexander von Humboldt (1769-1859), o cientista mais conhecido de seu tempo. 

UMA BIOGRAFIA DA DEPRESSÃO, de Christian Dunker

Em Uma biografia da depressão Christian Dunker apresenta um tipo de narrativa que busca contornar um problema clássico da psicopatologia, que questiona se as doenças mentais são verdadeiras doenças.

O JOVEM HEGEL: E OS PROBLEMAS DA SOCIEDADE CAPITALISTA, de Gyorgy Lukács

Concluído no final de 1938 e publicado uma década depois, O jovem Hegel é um dos trabalhos filosóficos mais importantes de György Lukács. 

 

BIOGRAFIAS

SCHWEITZER, Albert. Entre a água e a selva: narrativas e reflexões de um médico nas selvas da África equatorial. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

Laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1952, como reconhecimento ao seu trabalho humanitário, Albert Schweitzer perpassa neste relato os primeiros anos como médico e missionário em Lambaréné, cidade do atual Gabão. 

Suas experiências na selva nos aproximam, assim, de um homem que abriu mão de sua posição de professor e renomado musicista na Alemanha para se aventurar no desconhecido em plena época colonialista. 

Este livro reapresenta para o público brasileiro uma trajetória humanista de valor universal e sem paralelo.

BIOGRAFIAS

Da lei da gravidade à alquimia, essa breve biografia de Isaac Newton traz ao grande público um texto acessível sobre um dos maiores cientistas de todos os tempos.

Aqui está um resumo muito didático da vida pessoal e a trajetória científica de Newton, apresentando um retrato de corpo inteiro do homem cuja obra marcou o auge da Revolução Científica e abriu caminho para a ciência moderna.

BIOGRAFIAS

Aliando texto acessível e agradável, vasta documentação original e rica iconografia, Lilian Moritz Schwarcz e Heloisa Starling propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil.

Nessa travessia de mais de quinhentos anos, se debruçam não somente sobre a “grande história” mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e os eventos consagrados pela tradição).

No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil.

BIOGRAFIAS

Uma biografia da vida e do pensamento do filósofo mais popular do Ocidente. 

O homem que apenas com a força de suas palavras é capaz de provocar transformações na vida de quem as lê. E não é para menos. 

Nietzsche levou a filosofia aonde ela nunca tinha chegado antes.

Essa magistral biografia feita por um dos mais eminentes filósofos do mundo, o alemão Rüdiger Safranski, acompanha não só a vida, mas também o pensamento de Friedrich Nietzsche. A linguagem é acessível e envolvente, e sem simplicações. 

O resultado é um livro que acaba sendo lido tal qual os livros de Nietzsche.

BIOGRAFIAS

DIÁSPORA: OS LONGOS CAMINHOS DO EXÍLIO. De José Maria Rabêlo e Thereza Rabêlo. 

Segundo Fernando Morais esse livro conta um pedaço dramático da nossa história – a do Brasil e da América Latina – com um saboroso ingresso adicional.

TREVAS NO PARAÍSO: HISTÓRIAS DE AMOR E GUERRA NOS ANOS DE CHUMBRO. Luiz Fernando Emediato. 

O jovem Luiz Fernando Emediato fustigou a Ditadura Militar sem parar, de 1973 a 1979, numa série de histórias irreverentes, explosivas e indignadas, carregadas de vigor e heroísmo.

1954: UM TIRO NO CORAÇÃO. De Hélio Silva. 

O livro faz parte da monumental obra dO CICLO DE VARGAS, um conjunto de 16 livros que narra a história do Brasil, da Proclamação da República, em 1989, até o golpe de 1964.